Banco de Portugal Lançou Nova Lista “Negra”

imagem em destaque Banco de Portugal Lançou Nova Lista “Negra” 735x400 - Banco de Portugal Lançou Nova Lista “Negra”

A lista “negra” do Banco de Portugal apresenta a informação sobre todos os créditos concedidos pelas instituições no país, desde que o montante inicial seja igual ou superior a 50 euros. Essa lista, recentemente, sofreu alterações, notícia que pode ser encontrada no próprio site do banco.

Essa lista negra, que na realidade tem o nome de “Mapas de responsabilidades de crédito”, pode ser consultada rapidamente desde que tenha acesso a um computador e acesso à internet.

E se se pergunta quanto à necessidade de verificar o seu nome nesta lista – mesmo que tenha a certeza que está tudo bem –, deve fazer uma verificação a cada 6 meses. A realidade é que mesmo que pense que está tudo certo, os enganos acontecem, e é necessário manter-se atento.

Quais as alterações na lista “negra” do Banco de Portugal?

Atualmente, ao emitir o mapa de responsabilidades de crédito, serão emitidos dois mapas, segundo o website oficial do Banco de Portugal.

O mapa de responsabilidades de crédito com informações sobre contratos de crédito em que é devedor ou fiador, organizados em instituições. E o mapa de responsabilidades de crédito agregadas, que resume as responsabilidades para cada tipo de produto financeiro.

À medida que fizer os seus pagamentos, certifique-se que tudo está certo no Banco de Portugal. Caso seja fiador, pode descobrir se a pessoa está a pagar e qual o valor que está em falta, algo excelente para seu próprio controlo.

De uma forma geral, comenta-se que estes mapas se encontram mais organizados e detalhados do que acontecia antes das alterações.

Posso estar na lista “negra”?

postar imagem iluminação colorida ponto de interrogação dispersa Portugal - Banco de Portugal Lançou Nova Lista “Negra”

Como referimos anteriormente, mesmo que esteja tudo em ordem, o seu nome pode estar na lista do Banco de Portugal. Caso o encontre, deve entender o porquê do seu nome se encontrar na lista e tratar de o tirar da mesma.

Mas porque haveria o seu nome de estar na lista se tem todos os pagamentos feitos? Por vezes pode ser um engano do próprio banco e, com alguns contactos, conseguirá resolver o problema. Caso não tenha esse conhecimento, o seu nome continuará na lista.

Caso tenham ficado dúvidas, contacte-nos.