A Realidade da Austeridade em Portugal

featured image A Realidade da Austeridade em Portugal 735x400 - A Realidade da Austeridade em Portugal

Austeridade é um termo que, durante o tempo da crise, foi muito divulgado em Portugal. Apesar da sua importância, muitos portugueses não sabem o seu verdadeiro significado e, como tal, não conhecem a sua atuação no país.

Este ano irá entender um pouco mais sobre este termo e perceber qual a sua atuação no nosso país. Conhecerá um dos nomes que está ligado ao termo, Mário Centeno, e qual a sua posição sobre o mesmo.

Afinal, o que é austeridade?

postar imagem as pessoas a agir para eles querem e fazendo rally nas ruas Portugal - A Realidade da Austeridade em Portugal

Independentemente da idade do cidadão, o termo austeridade parece ser difícil de entender, mas não podia ser mais simples!

Austeridade é o rigor no controlo dos gastos. Esse rigor deve ser mantido de modo a alcançar um estado financeiro saudável para o país, algo conseguido através da implementação de legislações e medidas.

Este termo é muito usado para referir as medidas implementadas em países, mas pode ser facilmente explicado em momentos simples do quotidiano.

Austeridade e Portugal

postar imagem bandeira de Portugal com relatório de finanças com moedas em clip Portugal - A Realidade da Austeridade em Portugal

Mário Centeno é um dos nomes que se pronunciou sobre a austeridade no nosso país, dizendo que não existiu uma “viragem dramática” da mesma quando a crise chegou. O que isto significa? Que existiram mudanças em Portugal, mas, citando, “não foram grandes mudanças”; não havia necessidade de mudanças grandes.

Quando as medidas foram colocadas em prática, o ceticismo de outros era evidente, mas os resultados foram surgindo apenas por ser criado um plano, o qual foi mantido fielmente. Tornou-se possível melhorar diversos indicativos e ter finanças saudáveis.

Finalmente atingiu-se o momento em que as despesas nacionais se mantiveram controladas e os investimentos subiram. Houve uma queda nos juros da dívida pública, tornando-se uma atitude decisiva na redução do défice, segundo o ministro das Finanças.

A partir deste ano de 2019, o termo austeridade já não lhe deve provocar dúvidas! Lembre-se do que significa, como as medidas devem ser implementadas no país e, mais importante, quais os principais benefícios alcançados na implementação dessas mesmas medidas e legislações.